10 de set. de 2010

Pequenos bilíngues

Crianças pequenas aprendem segundo idioma em casa 

Na nossa geração, os pais que tinham condições costumavam matricular seus filhos em cursos extra-curriculares para aprender uma segunda língua (inglês, em 99% dos casos). Depois, veio a febre dos intercâmbios. Os pais mandavam os filhos para fazer o colegial fora do país e pronto, eles voltavam depois de 6 meses ou 1 ano falando fluentemente outro idioma.

Atualmente, preocupados com o futuro de seus pequenos, algumas famílias estão contratando professores de idiomas para ensinar, em casa, crianças a partir de 1 ano. A reportagem do Estadão desta semana comenta o caso de um menino de 5 anos que vive uma "experiência trilíngue" desde que tinha 1 ano e meio. Fala português, inglês e está aprendendo chinês, a "língua do futuro".

É claro que todo pai sonha com um futuro brilhante para os seus filhos e deseja que eles aprendam outro idioma com facilidade, que falem sem sotaque, etc. Eu também já coloquei a minha filha na oficina bilíngue da escolinha, onde ela tem duas horas semanais de brincadeiras em inglês. Dizem que quanto menor a criança, mais fácil é o aprendizado. Porém, não podemos exagerar, né? Acredito que, antes de qualquer coisa, criança tem que ter tempo pra ser criança.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Pior eu que coloquei meus 2 filhos pra fazer escola em alemao desde o jardim de infancia sendo que ninguem em casa fala essa lingua...e nao eh que esta dando certo !!! O Breno, 7 anos, ja foi alfabetizado e tudo..M.helena

    ResponderExcluir