30 de mar. de 2011

Fraldas ecologicamente corretas

Um assunto que tem aparecido com frequência em blogs maternos é a volta das fraldas de pano. Preocupadas com o meio-ambiente e, por que não, buscando economizar um pouco, algumas mães tem optado pelas fraldas re-utilizáveis, que já fazem parte do dia-a-dia das famílias antenadas da Europa e dos USA.

Não, não estou falando daquelas fraldas brancas de pano que nós usamos quando éramos bebês, que eram fechadas com alfinetes e ficavam sob calças-plásticas. Hoje em dia, elas são super modernas, coloridas e confortáveis. Parecem um shortinho de algodão e são ajustáveis conforme o bebê vai crescendo. Possuem uma camada interna de material absorvente, que promete manter a criança seca.

O inconveniente é que dá muito mais trabalho (e hoje em dia, tudo o que a gente mais quer é simplificar a vida e ter mais tempo livre, não é?). Além disso, esse novo hábito acaba fazendo com que se aumente o consumo de água da casa.

Por outro lado, reduz a quantidade de lixo gerado, já que durante os 2 primeiros anos de vida, um bebê utiliza de 3.000 a 5.000 fraldas descartáveis, cuja decomposição pode demorar até 450 anos.  O meio-ambiente agradece. As gerações futuras (nossos filhos e netos, no caso) também.

E você, o que acha? Usa, ou usaria, fraldas de pano em seu filho?
Quero saber...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Eu nunca experimentei fraldas de pano no meu filho. Em breve, devo desfralda-lo... com um segundo filho, ja conhecendo o caminho das pedras, pode ser que eu tente algo mais ecologico, apesar de me preocupar com o gasto de agua. Nao sei se tem no Brasil, mas aqui nos EUA, existe uma fralda "de pano", que vem com um pad, que eh como se fosse um absorvente. Vc soh troca o absorvente, podendo joga-lo no vaso sanitario, ja que eh biodegradavel. Essa modalidade, se nao vazar muito, me parece bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Essa eu não conheço.
    A fralda de pano mais comum por aqui também tem um pad absorvente, mas ele é de tecido lavável.

    bjs
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu uso no Renato, meu segundo filho com 4 meses e meio. Na época do Pedro Antônio (hoje com 3 anos e meio) não conhecia.
    Descobri as benditas ainda grávida, comprei 2 pra testar, adorei. Não que não use as descartáveis, mas o consumo diminuiu drasticamente. Uso só para dormir (ainda tenho receio de deixar com as de pano, principalmente pq no inverno eles fazem mais xixi), e pra saídas onde sei que vou ficar hoooooooooooooooras longe de casa.
    Eu trabalho em casa, e às vezes me pergunto se não ia ser mais fácil se ficasse fora, pois uma coisa entra na outra, e fica difícil não misturar tudo: trabalho, casa, filhos, etc... Mas vou falar uma coisa: aqui o consumo de água continua na mesma, a conta continua vindo no mesmo valor. Com as fraldas de pano, descobri que gastava muito sabão, então hoje tb uso muito menos, e é mais um ponto positivo pro meio ambiente (e pro bolso, pq rende mais, rsrs).
    As fraldas acumulo num balde com água, no box do banheiro mesmo... Mexo nelas umas 2x por dia, só pra água não ficar cheirando, e durante o meu banho, troco a água. Lavo todas elas SEM EXCESSÃO na máquina, junto com as roupas dos meninos - ou seja, tb não tem trabalho em lavar no tanque, nem máquina ligada mais vezes que o normal.
    Então, no final das contas, aqui em casa as fraldas de pano só trouxeram benefícios, mas não julgo quem não goste ou não se adapte à elas. Cada um sabe onde seu calo aperta, né? rsrsrsrs...
    Se desse, postava aqui a foto do Renato com sua "fralda-sensação" do momento, a de pimenta.

    Bjs, Lica Ribeiro.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu depoimento, Lica.
    Nada como ouvir a opinião de quem já experimentou e gostou!

    Apareça sempre por aqui!
    bjs

    ResponderExcluir