22 de nov. de 2010

Dicas para o livro sair da estante

Eu adoro ler. Sempre gostei, desde pequena. Costumava ser uma das alunas mais assíduas do clube de leituras da minha sala de aula.

E é claro que sempre tentei incentivar minhas filhas a gostarem de ouvir histórias e curtirem o mundo dos livros. A Gabi sempre se interessou, mas ultimamente confesso que é difícil fazê-la parar de ver um programa do Disney Channel e olhar para um livrinho. Acho que é normal, não é? Mas confesso que as vezes fico meio preocupada...

Encontrei recentemente no site da revista Crescer algumas dicas para fazer "o livro sair da estante".
Algumas são óbvias. Outras são bem interessantes e acho que podem ajudar. Vou tentar colocá-las em prática!

Aqui vão algumas delas:

- Não importa em que lugar da casa os livros estejam guardados, mas eles devem estar acessíveis em armários ou prateleiras baixas, para as crianças conseguirem pegar com facilidade.
- Devem ser mantidos limpos e organizados da forma mais simples para você e seu filho (por gosto, tema, ordem alfabética...)
- Livro impecável é livro não lido. Ensine seu filho a preservar o livro, mas não exagere: tem que ter cara de usado mesmo, de mexido e remexido.
-  Toda hora é hora e todo lugar é lugar. Em uma sala de espera de consultório, em uma viagem de carro, no quarto, na sala, no jardim, no banheiro... O importante é a leitura acontecer quando houver disposição da criança e de quem lê para ela.
- Ver os pais lendo é um dos melhores incentivos para a criança. Aproveite a hora em que você está com seu livro para estimular a criança a folhear o dela.
- Leia com calma. Degustem o livro em parceria. Se a criança quiser ficar mais tempo em uma ilustração ou se quiser fazer perguntas, deixe a conversa rolar. Se for o caso, use um marcador e continue a leitura no dia seguinte.
- Evite fazer a leitura em um único tom de voz. Vá mudando a entonação de acordo com os momentos da trama, troque olhares com a criança, faça comentários, perguntas, dê risada, chore, expresse suas emoções.
- Interrompa a leitura se estiver lendo um livro mais complexo, e converse com seu filho sobre a história. Assim, você cria oportunidade de ele questionar.
- Uma história sempre há de ser relembrada. Que tal no carro, um papo sobre a história da noite anterior? Ações como esta podem mostrar que livro é algo que fica dentro da gente. E que isso é uma delícia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário