23 de nov. de 2010

Brinquedos no quarto ou na sala?

Não é novidade para ninguém que a chegada dos filhos exige algumas adaptações na decoração da nossa casa. O casal que estava acostumado a usar suas economias em reformas e artigos de decoração, passa a não se sentir mais o verdadeiro dono da casa.

Mas cada família pensa de um jeito e prioriza algo diferente quando o assunto é o nosso amado "lar doce lar". O assunto chegou até a ser tema de uma matéria do NY Times, analisando os diferentes comportamentos da nova geração de pais.

Alguns pais não toleram bagunça e por isso não permitem que as crianças brinquem na sala. Os pequenos, nesse caso, tem um local específico para brincar, que pode ser o próprio quarto ou uma salinha de brincadeiras.

Por outro lado, existem aqueles que dividem o espaço da sala de estar com os moradores mirins. Seja por falta de espaço, ou por opção, o "living room" passa a ser um "family room" onde bonecas, carrinhos e jogos se misturam com a TV e o sofá. Eles defendem que as crianças precisam se sentir moradoras da casa e interagir com os pais até no momento das brincadeiras.

Aqui estão alguns exemplos bem bacanas da interação entre adultos e crianças na decoração:






 Na minha casa, nós chegamos a um meio termo. Há um canto na sala onde as meninas costumam brincar, mesmo quando estamos assistindo TV ou usando o computador. É o espaço mais usado da casa. A única regra é arrumar tudo depois de brincar.

Além disso, alguns brinquedos também ficam no quarto das meninas, para que elas aprendam a curtir e a cuidar das próprias coisas.

E na sua casa, como isso funciona?


fotos: http://www.ohdeedoh.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. As referências são lindas. Adorei,

    Em vários cantos da minha casa tem sinais da Júlia, inclusive na cozinha. Mas, como o quarto dela é grande (eu chamo de playground, já que o meu prédio é antigo e sem área de lazer), a maioria dos brinquedos ficam por lá mesmo, com direito a passearem pelos outros ambientes.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia ter um playground exclusivo em casa! :) A Júlia deve amar.
    (aliás, sou super fã dela...)
    bjs

    ResponderExcluir