7 de set. de 2011

Paixão pelos livros

Sempre gostei de ler e de escrever. Com certeza, quem mais contribuiu para isso foi o meu pai. Mineirinho, filho caçula de uma família simples do interior, mas que sempre valorizou a "formação cultural" dos filhos. Minha avó era professora primária (a escola tem o nome dela, inclusive) e meu avô comerciante, uma das mais cultos da pequena cidade de Jeceaba - MG.

Meu pai também herdou deles o interesse pelas letras. Sempre leu muito. Já escreveu poesias, contos e músicas, inclusive o hino da cidade onde nasceu. Tudo como hobbie, por puro prazer.

E eu, consequentemente, cresci lendo e escrevendo. Sempre fui uma pessoa das ciências Humanas. Adorava as aulas de língua portuguesa, inglês, psicologia, filosofia. Estudei comunicação.
E sempre li de tudo. Livros, revistas, jornais, sites, blogs.

Espero passar um pouco dessa paixão para as minhas filhas. Gosto de comprar livros e ler junto com elas. Estou sempre contando histórias (verdadeiras ou não) e incentivando que a Gabi crie suas próprias histórias. Mas também gosto de estimular outras formas de leitura e de interesse pelo mundo da fantasia. Na internet tem muita coisa bacana. (também tem muita porcaria, né? é preciso selecionar bem).

Hoje descobri um site muito interessante - O Pequeno Leitor -  com várias atividades para estimular nas crianças o gosto pela leitura. Vale dar uma olhada.

Também gostei muito do blog, escrito por uma redatora publicitária que passou a se dedicar a projetos infantis depois que o filho nasceu. Ela dá dicas de diversos livros legais, escritos por ela e por outros autores, além de incentivar crianças a enviarem suas próprias histórias, que acabam sendo publicadas no blog.

Enfim... Tem muita coisa interessante por aí.
Mas, se queremos que nossos filhos gostem de ler, vamos ler junto com eles! O exemplo vem de casa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário