27 de jul. de 2010

Biblioteca do Bebê

Segundo a matéria que saiu no Estadão há alguns dias, "crianças que têm contato com livros desde o berço chegam ao ensino fundamental com vocabulário mais rico e maior capacidade de compreensão e de manter a atenção nos estudos."

Eu, felizmente, sempre gostei de ler e sempre incentivei minha filha a incluir esse hábito em sua rotina diária. Porém, reconheço que hoje em dia, é preciso um esforço extra, para que o livro continue a ter o seu papel de destaque no meio de tanta imagem, som e movimento criados pela tecnologia. Mas, tudo indica que o esforço vale à pena...

Para ajudar na escolha do título mais adequado para cada idade e no desafio de manter as crianças entretidas, o Instituto Alfa e Beto (IAB) apresenta na próxima Bienal do Livro de São Paulo a Biblioteca do Bebê. Além de vários livros divididos por faixa etária, o local terá voluntários que ensinarão aos pais técnicas de leitura. As principais dicas estão reunidas em uma cartilha que será distribuída aos visitantes do evento. Abaixo, algumas delas:

"Não se trata de ler um conto de fadas para um bebê com menos de 1 ano. Os primeiros livros devem ter apenas imagens e o tempo para folheá-los deve ser breve".

"O importante é ler com regularidade, de preferência todos os dias, e tornar a experiência agradável.Os pais, devem usar as imagens do livro como base para iniciar uma conversa com a criança. "Faça perguntas sobre a figura ou sobre a história. Não se limite a ler as palavras e virar a página".


A Bienal do Livro acontece de 12 a 22 de agosto, no Anhembi, em São Paulo.
www.bienaldolivrosp.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário