13 de fev. de 2011

Recreios dirigidos

"Escolas passam atividades até na hora do recreio". Esse era o título de uma matéria que me chamou a atenção no Estadão de hoje.

O texto falava sobre algumas escolas particulares que agora aproveitam o horário do recreio para ensinar aos alunos brincadeiras tradicionais como amarelinha, pular corda, bambolê, origami, etc.

O objetivo, segundo esses colégios, é resgatar formas saudáveis de brincar em grupo. Defendem que precisam ajudar essa geração que não sabe mais o que é brincadeira de rua, que vive fechada em apartamentos, cercadas de aparelhos eletrônicos.

Se, por um lado, alguns pais apoiam essa iniciativa das escolas - depois de ver seus filhos empolgados com as "novas" brincadeiras ensinadas por adultos durante o recreio -, por outro, há muitos especialistas em desenvolvimento infantil que condenam a prática. Argumentam que "brincar é a atividade mais natural que existe" e que a criança deve ficar livre para explorar o mundo e seguir sua imaginação. Sozinha, sem a supervisão de adultos. Que precisa de tempo ocioso para relaxar, deixar seu cérebro inventar coisas novas, tomar iniciativa, experimentar.

As crianças já passam a maior parte do seu tempo monitoradas, com atividades dirigidas... Será que precisamos até mesmo ensiná-las a brincar?

O que você acha?
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2 comentários:

  1. Gostei da ideia da escola oferecer essas brincadeiras, mas tambem acho que a crianca precisa ficar a vontade na hora do recreio para nao brincar, se assim preferir. Eu pulei muita corda no colegio, apos o horario, esperando meu irmao mais velho sair e tenho otimas lembrancas ate hj. Bjs. Camila

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  2. Eu concordo! Acho que recreio tem que ser sinônimo de tempo livre, para a criança poder fazer o que quiser. Ou até não fazer nada. As brincadeiras podem ser ensinadas na aula de educação física, expressão artística... não é?
    bjs

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