Hoje foi o terceiro dia da adaptação da Bia na escola. E não é que ela já está praticamente adaptada? Acordou falando "icola", "a Bia icola"... Pegou a mochila que o pai deu e foi puxando em direção à porta muito antes da hora de sair. Está tão empolgada com a novidade que não falou em outra coisa o dia todo: "lousa", "lança (balanço)", "dodô (escorregador)", etc. Não sossegou nem à noite na hora de dormir. Já estava deitada no berço e continuava repetindo "a Bia icola".
A escola delas tem um processo bem bacana para os alunos novos. Não sei se outros lugares funcionam do mesmo jeito, mas lá eles conduzem o processo da forma mais natural possível. Durante os 3 primeiros dias, a criança fica na escola durante uma hora, junto com a mãe. Nesse período, a professora se dedica totalmente à criança para criar com ela uma relação de confiança. Nos dois dias seguintes, a mãe deixa a criança sozinha na escola durante uma hora e depois vai buscar. No outro, ela fica uma hora e meia sozinha, depois duas, depois três e, finalmente, o dia todo.
É claro que, se a criança se mostrar totalmente segura antes disso, eliminam-se etapas. O contrário também pode acontecer como, por exemplo, no caso da Gabriela, minha filha mais velha que ficou 3 semanas em processo de adaptação. Nos primeiros dias eu ficava com ela, mas não podia sair de perto que ela chorava. Uns dias foi o pai, outros a babá. Na verdade, a gente não quis fazer nada radical e forcá-la a ficar sozinha na escola para não traumatizá-la. Por isso fomos deixando a coisa ir bem devagar, para que ela começasse realmente a curtir a nova fase, as brincadeiras, as professoras e os colegas. Deu trabalho, mas acho que valeu à pena, pois depois de adaptada, ela passou a amar a escola e nunca fez uma reclamação a respeito.
Isso foi há quase 4 anos e chegou a hora de passar por tudo de novo com a caçulinha que hoje tem 1 ano e 9 meses. A história se repete, mas com uma diferença: ela é a segunda filha. E é incrível como tudo é muuuuito mais fácil.
Parece que o segundo filho já vem pronto. Tudo acontece de forma mais natural, não há tanta novidade. E os pais já estão mais tranquilos, mais desencanados. É por isso que tem gente que diz que o segundo filho poderia vir antes do primeiro. Seria tudo tão mais fácil...
4 de ago. de 2011
O segundo filho poderia vir antes do primeiro...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo com vc. Mas, tambem acho que, em parte, o merito eh da propria Bia. Ela encanta! Bjs. Camila
ResponderExcluirque fofa! pois é, eu eu o maior trabalho pra minha mãe. fiquei 6 meses chorando que não queria ir pra escola. espero que meu nino seja bonzinho....rsrsrs
ResponderExcluirbjbjbj
http://maeporacaso.spaceblog.com.br