30 de mar. de 2011

Fraldas ecologicamente corretas

Um assunto que tem aparecido com frequência em blogs maternos é a volta das fraldas de pano. Preocupadas com o meio-ambiente e, por que não, buscando economizar um pouco, algumas mães tem optado pelas fraldas re-utilizáveis, que já fazem parte do dia-a-dia das famílias antenadas da Europa e dos USA.

Não, não estou falando daquelas fraldas brancas de pano que nós usamos quando éramos bebês, que eram fechadas com alfinetes e ficavam sob calças-plásticas. Hoje em dia, elas são super modernas, coloridas e confortáveis. Parecem um shortinho de algodão e são ajustáveis conforme o bebê vai crescendo. Possuem uma camada interna de material absorvente, que promete manter a criança seca.

O inconveniente é que dá muito mais trabalho (e hoje em dia, tudo o que a gente mais quer é simplificar a vida e ter mais tempo livre, não é?). Além disso, esse novo hábito acaba fazendo com que se aumente o consumo de água da casa.

Por outro lado, reduz a quantidade de lixo gerado, já que durante os 2 primeiros anos de vida, um bebê utiliza de 3.000 a 5.000 fraldas descartáveis, cuja decomposição pode demorar até 450 anos.  O meio-ambiente agradece. As gerações futuras (nossos filhos e netos, no caso) também.

E você, o que acha? Usa, ou usaria, fraldas de pano em seu filho?
Quero saber...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 de mar. de 2011

Criança, A alma do negócio - a influência da propaganda na infância

Há alguns dias eu escrevi aqui sobre o consumismo na infância. Por coincidência, hoje vi um vídeo sobre o mesmo assunto no blog Pequena Gourmet.

É muito bacana e estimula mais ainda a nossa reflexão sobre o tema.

Assistam, divulguem, comentem!



(O documentário completo está no Youtube em 5 capítulos.)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 de mar. de 2011

Quarto colorido

Quem disse que quarto de criança precisa ser decorado em cores suaves e tons pastel?

Nada contra. Muito pelo contrário, acho super chique, aconchegante e parece dar mais tranquilidade para a criança. Mas não posso negar a minha preferência por cores vivas!

Pra quem também gosta de cores, aqui vão algumas fotos com sugestões para alegrar ainda mais os ambientes.

 adorei o papel de parede!




queria fazer um quarto de brincar para as meninas assim!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 de mar. de 2011

Encapotados para o inverno

Olha que fofos esses looks!
Várias idéias para preparar nossos pequenos para o frio que vem por aí.







P.S. Da próxima vez, eu prometo colocar mais looks masculinos. E não é só porque eu sou mãe de meninas, mas é mais difícil achar coisas legais e diferentes pra meninos por aí.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 de mar. de 2011

Pediatras recomendam aumento do consumo diário de vitamina D

Assunto importante: a partir de maio a Sociedade Brasileira de Pediatria vai dobrar a recomendação diária de vitamina D para crianças e adolecentes. A quantidade vai de 200 UIs (unidades internacionais. Cada UI corresponde a 40 microgramas) para 400 UIs.

A vitamina D é obtida principalmente através da exposição ao sol. 15 minutos diários já fazem uma super diferença, mas mesmo assim, estudos mostram que as crianças brasileiras têm apresentado níveis baixos da vitamina. Ela é fundamental para o processo de formação dos ossos e sua falta pode provocar alterações no crescimento, raquitismo e baixa imunidade. Se obtida na quantidade ideal, previne a ostioporose na fase adulta.

A alimentação também tem seu papel importante, claro. Alimentos como salmão, arenque (peixe), sardinha, leite tipo B, fígado de galinha, gema de ovo, leite materno, ostra e manteiga também são fontes de vitamina D, mas não chegam a oferecer a quantidade ideal. São responsáveis por apenas 10% do consumo diário necessário. 

É bom prestar atenção...

fonte: O Estado de São Paulo - 16/3/2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 de mar. de 2011

Criança X consumismo

É possível incentivar nossos filhos a não serem consumistas? A levarem uma vida mais simples, menos materialista, valorizando aquilo que realmente é importante?

Nos dias de hoje, a tarefa não é fácil.  Nossa sociedade incentiva muito mais o "TER", do que o "SER". A mídia é a principal vilã, bombardeando novidades das marcas de artigos infantis o tempo todo. Isso, sem contar os familiares, que enchem as crianças de presentes nas datas comemorativas, e os colegas da escola, que vivem se gabando das mais recentes aquisições.

Confesso que me preocupo bastante com o assunto. É claro que vivemos num mundo moderno, capitalista, que o consumo faz parte de tudo isso, etc. Mas a gente tem que buscar o equilíbrio, não é?  Bom senso é a base de tudo na minha opinião. O exagero nunca é saudável.

Resolvi falar sobre isso porque acabei de ler uma matéria na revista Crescer que me chamou a atenção.  Numa entrevista simples e curta, a coordenadora  de Educação do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana fala sobre a importância do tema dá algumas dicas para os pais.

Achei bem interessante, também, a proposta do Instituto Alana, que debate questões relacionadas ao consumismo envolvendo crianças e incentiva reflexões sobre as conseqüências do fenôneno nessa fase da vida.

Recomendo a leitura!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 de mar. de 2011

Pérolas Kids

Criança tem cada uma, né?
Chegam a conclusões brilhantes, fazem comentários inacreditáveis, falam o que devem e o que não devem. Tudo na maior naturalidade e inocência. Uma delícia...

Foi pensando em eternizar esses momentos e dar risada junto com outros pais, que a Alê (minha querida "quase prima"), mãe da Giovanna de 4 anos, criou o blog Pérolas Kids.

Adorei a idéia!

Vale a visita.
perolaskids.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 de mar. de 2011

Férias radicais


Nunca gostei muito de resorts, mas depois que a gente tem filhos, muita coisa muda...
Passei a última semana no Club Med Trancoso e posso dizer que adorei. A Gabi e a Bia então, mais ainda! Não paravam um segundo e no final do dia estavam esgotadas!

Além dos atrativos tradicionais como piscina, praia e várias coisas gostosas pra comer, o grande diferencial para as crianças era o Mini Club, que todo mundo acaba carinhosamente chamando de clubinho, para crianças de 4 a 7 anos. A programação é intensa, das 9h 'as 17h30, e depois, das 19h30 'as 21h30, para aqueles que forem jantar com os amiguinhos e com os monitores. Mas a criança pode ficar o tempo que quiser ou escolher as atividades que interessam mais.

A primeira atividade do dia era a aula de trapézio. E foi o que a Gabi mais gostou. 
Era um trapézio profissional, super alto, onde adultos e crianças se penduram, presos por cordas, e aprendem as acrobacias. Eu confesso que fiquei com um certo medo, quando vi minha filha tão pequena pendurada num troço tão alto. Mas ela gostou tanto, que valeu 'a pena e em poucos minutos eu já estava encorajando-a para tentar prender as pernas na barra, fazer a cambalhota pra trás, etc.




Acho muito legal incentivarmos esse tipo de atividade nas crianças. Para elas é tudo tão simples, não existe medo, não existe o perigo. Só o momento importa!

Mas, para quem prefere não se envolver com "esportes radicais", também não faltavam opções: aula de pintura, aula de cookies, dança, jogos educativos, teatro, shows, etc, etc.

Pura diversão!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...