30 de jul. de 2010

Fenômeno "High School"

O que será que esse tal de "High School Music" tem que encanta tanto as meninas?
Eu sempre achei que fosse coisa de adolecente, mas a Gabi tem só 3 anos e ADORA!!!!
Viciou, quer assistir todos os dias e às vezes pergunta: "eu sou linda igual à Gabriela, né?"

Pode?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 de jul. de 2010

Biblioteca do Bebê

Segundo a matéria que saiu no Estadão há alguns dias, "crianças que têm contato com livros desde o berço chegam ao ensino fundamental com vocabulário mais rico e maior capacidade de compreensão e de manter a atenção nos estudos."

Eu, felizmente, sempre gostei de ler e sempre incentivei minha filha a incluir esse hábito em sua rotina diária. Porém, reconheço que hoje em dia, é preciso um esforço extra, para que o livro continue a ter o seu papel de destaque no meio de tanta imagem, som e movimento criados pela tecnologia. Mas, tudo indica que o esforço vale à pena...

Para ajudar na escolha do título mais adequado para cada idade e no desafio de manter as crianças entretidas, o Instituto Alfa e Beto (IAB) apresenta na próxima Bienal do Livro de São Paulo a Biblioteca do Bebê. Além de vários livros divididos por faixa etária, o local terá voluntários que ensinarão aos pais técnicas de leitura. As principais dicas estão reunidas em uma cartilha que será distribuída aos visitantes do evento. Abaixo, algumas delas:

"Não se trata de ler um conto de fadas para um bebê com menos de 1 ano. Os primeiros livros devem ter apenas imagens e o tempo para folheá-los deve ser breve".

"O importante é ler com regularidade, de preferência todos os dias, e tornar a experiência agradável.Os pais, devem usar as imagens do livro como base para iniciar uma conversa com a criança. "Faça perguntas sobre a figura ou sobre a história. Não se limite a ler as palavras e virar a página".


A Bienal do Livro acontece de 12 a 22 de agosto, no Anhembi, em São Paulo.
www.bienaldolivrosp.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eco Kids

Muito legal a proposta da nova marca de roupas infantis "Sementeira". Além de usar tecidos orgânicos e malha reciclada na confecção das peças, as roupinhas tem mensagens positivas “make love not war” e dizeres relacionados à preservação do meio ambiente.

Além disso, a etiqueta dos produtos é feito de papel 100% reciclado e contém algumas sementes, para estimular a criança a plantar e dar mais uma contribuição à melhoria do planeta.

A loja fica no Rio, mas dá pra comprar pelo site: http://www.sementeira.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Descoberta...

Família reunida no clube. Gabi no balanço, pedindo "mais forte, mais forte" para a "tia Fafo" (que é como ela chama carinhosamente a minha irmã).

De repente, eu me aproximo, ela olha para mim, olha para a minha irmã e diz: "Mãe, a cara da tia Fafo é a mesma que a sua ".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 de jul. de 2010

Férias nas Livrarias

Aqui vai a dica de um programa que parece ser bem interessante. Duas livrarias rechearam a programação cultural de suas lojas com espetáculos musicais, peças de teatro e workshops para entreter as crianças durante as férias de julho.

Na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, por exemplo, acontecem a oficina de escoteiros e a gincana literária baseada em romances de Willian Shakespeare. Já na Livraria da Vila, a grande atração é o pocket show Pequeno Cidadão, com Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra.

Tudo a partir de 2 anos!













http://www.livrariacultura.com.br/
http://www.livrariadavila.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Vacina light

É... "a medicina está avançada", já diria o meu pai. 
Isso não é novidade pra ninguém, mas confesso que dessa vez, fiquei surpresa.
Dá pra imaginar uma menina de 3 anos e meio indo tomar vacina e não chorar nem um pouquinho? Pois é... foi o que aconteceu semana passada com a Gabi, quando a levei para tomar a tal da vacina contra a H1N1 (que incluía também a gripe comum).

Fomos ao consultório do pediatra, onde elas costumam tomar as vacinas desde bebês (a esposa do médico é enfermeira). Gabi, que claramente estava meio apreensiva, foi logo dizendo para ele "minha amiga Luísa já tomou e disse que dói".
Com a maior calma do mundo, o médico respondeu: "Não vai doer nada, pois aqui tem uma abelhinha que é colocada nos seu braço na hora da vacina e não deixa sentir dor. É uma novidade que eu trouxe dos Estados Unidos, blá, blá, blá..."

E não é que essa abelhinha funcionou, mesmo? Acreditem se quiser, mas a Gabi nem sentiu a picada da vacina. A abelhinha tem uma espécie de motor que fica fazendo um barulhinho, que parece um zumbido de abelha, e dando leves choquinhos no braço da criança. 

Os "choquinhos", segundo a enfermeira, tem a função de estimular e confundir os receptores da criança. Assim, quando recebe a picada, ela nem sente, pois está concentrada no "movimentos" da abelhinha.

Não sei se eu consegui explicar direito... Só sei que achei muito legal, pois entrei no consultório preparada para um escândalo, para o surgimento de um daqueles traumas em relação a agulhas, que as pessoas carregam pela vida inteira, etc, etc. E o que aconteceu foi totalmente o contrário: uma criança saindo com a melhor cara do mundo, feliz por ter conseguido tomar a vacina sem chorar, e ainda perguntando: "quando é que eu tenho que vir tomar a outra dose?"



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...